O poeta, fotógrafo e dramaturgo lituano Julius Keleras nasceu a 3 de Março 1961 em Vilnius. Terminou a sua formação musical na escola Juozas Tallat-Kelpša e depois estudou Língua e Literatura Lituana na Universidade de Vilnius. Em 1989 foi admitido na Universidade de Ilinois em Chicago onde obteve o mestrado de Belas Artes.
Durante dos anos trabalhou como editor num Estúdio cinematográfico da Lituânia (1987), na editora “Lumen/Logos” (1992-1995) e também no jornal semanal „Darbininkas“ em New York (1995-2001).
Desde 1992 é o membro do Clube Internacional PEN (Associação Mundial de Escritores) e desde 1999 é membro da Associação Lituana de Escritores. Desde 2005 é também membro da Associação Lituana de Fotografia.
Publicou seis livros de poesia. Os seus poemas foram traduzidos para o russo, eslovaco, húngaro, búlgaro, inglês, sueco, polaco, letão, georgiano, checo, eslovaco, italiano e publicados em jornais, revistas e antologias de vários países. Os seus trabalhos abordam basicamente razões existenciais.
Participou em festivais internacionais de poesia em Riga (Letónia), Medan (Eslovénia), Visby (Suécia), e em leituras do Congresso Internacional PEN de Moscou (2000) e Helsínquia (1998), etc. Recebeu vários prémios pelos trabalhos realizados.
Sem comentários:
Enviar um comentário